sábado, 6 de fevereiro de 2010

Deficiência Auditiva

Sabemos que não devemos fazer citações de textos não científicos, por isso estou postando alguns artigos de revistas científicas para que além do aprofundamento no assunto vc possa usar em seus trabalhos.

Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva

Sabe-se que a leitura e a escrita desempenham papéis fundamentais em nossas vidas, considerando que os signos linguísticos (oral e escrito) são o meio básico para dominar e dirigir a constituição das funções psíquicas superiores.

Além disso, deparamo-nos com um mundo no qual a maioria das informações é acessada através da leitura e transmitida por meio da escrita.

Qualquer intercorrência no desenvolvimento linguístico nos primeiros anos de vida pode interferir consideravelmente no processo de desenvolvimento da linguagem escrita, o que acarreta em um afastamento do conteúdo que pode ser acessado pela criança por meio da escrita, fato que pode limitar o crescimento global de um sujeito crítico e socialmente ativo.

O aprendizado da linguagem escrita pode ocorrer espontaneamente, através da experiência pessoal da criança ou de maneira sistemática, através da aprendizagem em sala de aula e ainda por meio de apoio pedagógico especializado.

Desta forma, o papel do outro, o ambiente familiar e o aspecto lúdico são essenciais para o aprendizado efetivo da linguagem escrita.

A aquisição e desenvolvimento de habilidades específicas tornam-se importantes para o aprendizado inicial da leitura e escrita, tais como: a percepção visual e auditiva, a compreensão dos conceitos representados pelas palavras e frases, as memórias de trabalho e mediata e as habilidades metalinguísticas (como a consciência fonológica e consciência sintática).

Na criança com deficiência auditiva podem ser encontradas dificuldades durante o processo de aquisição da linguagem oral e escrita, dado seu déficit sensorial, o que a torna uma criança de risco para a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e, por conseguinte, do conteúdo da aprendizagem escolar em geral.

Apoiando-se na oralidade e/ou gestos para escrever, a criança com deficiência auditiva necessita de constante reforço analítico e de grande variedade de recursos para impulsionar a construção de sua linguagem escrita, em um momento em que ainda passa pela construção e aprimoramento de sua linguagem oral.

Para uma intervenção efetiva relacionada à linguagem escrita, a opção educacional escolhida pela família para o desenvolvimento linguístico da criança com deficiência auditiva deverá ser considerada e os programas de reabilitação para o desenvolvimento da audição e linguagem oral (Abordagem Aurioral) poderão contar com atuação terapêutica para promover a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita.

Neste contexto, o trabalho pedagógico dentro da equipe interdisciplinar de reabilitação é um importante facilitador para o acesso otimizado à linguagem escrita pela criança.

Justificam-se, pois, estudos que realizem a análise das estratégias terapêuticas utilizadas como meio de auxiliar a aquisição da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva, participantes de um programa de reabilitação Aurioral.

Artigo deJanaína Luciane DuarteI; Joseli Soares BrazorottoII

IPedagoga, especialista em psicopedagogia, habilitada em educação especial: área de deficiência auditiva. Centro Educacional do Deficiente Auditivo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - janainaluciane@yahoo.com.br
IIProfessora Adjunta de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Centro de Ciência da Saúde - CCS - Departamento de Cirurgia) -joselisb@usp.br

Leia esse artigo completo clicando AQUI

About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities