- Fase pictórica: a criança registra garatujas e desenhos.
- Fase gráfica primitiva: a criança registra símbolos ou letras misturadas com números.
- Fase pré silábica: a criança começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
NÍVEL 2: SILÁBICO
A criança conta os pedaços sonoros, isto é, as sílabas e coloca uma letra para cada pedaço. Essa noção de cada sílaba corresponde a uma letra pode acontecer com ou sem valor sonoro convencional.
Exemplo: AO (GATO) ou GT (GATO).
NÍVEL 3: SILÁBICO ALFABÉTICO
É um momento conflitante, pis a criança precisa negar a lógica do nível anterior(silábico). É quando o valor sonoro torna-se imperioso e a criança começa a crescentar letras principalmente na primeira sílaba.
Exemplo: CAVL (CAVALO)
NÍVEL 4: ALFABÉTICO
A criança reconstroi o sistema linguistico e compreende a sua organização. Exemplo compreende que B e O são grafados BO e que L e A são grafados LA e que juntos significam BOLA.
Diante de exposto concluimos que se o Psicopedagogo possue conhecimentos e habilidades específicas, as quais o permitam dirigir e orientar com segurança as tentativas de escrita da criança. Ele saberá identificar o estágio no qual a criança se encontra, interpretará sua hipoteses, selecionará melhor as atividades e exercícos que estimulem a criança na compreensão do nível seguite ao que ela se encontra. Partindo dessa teoria poderá, de forma mais eficaz, levar a criança a confrontar suas hipóteses com as convenções e regras do sistema e conduzí-las para a escrita ortográfica.
Adaptado do texto da Profª Magna Felix Lima.
http://www.4shared.com/file/49907962/4d755d08/DIFICULDADE_DE_APRENDIZAGEM_NO.html?s=1
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