terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sondagem da Escrita

A sondagem da Escrita é um recurso essencial para o Psicopedagogo. Pois permite verificar, no momento da avaliação, quais as hipóteses que a criança tem com relação a escrita e do funcionamento da língua. Partindo desse conhecimento o Psicopedagogo estará apto a realizar intervenções que permitam efetivamente a construção da base alfabética da escrita.

veja a seguir, de forma resumida, os níveis de desenvolvimento das hipóteses da escrita formados pela criança durante o processo de alfabetização.

Nível 1: PRÉ-SILÁBICO
  1. Fase pictórica: a criança registra garatujas e desenhos.
  2. Fase gráfica primitiva: a criança registra símbolos ou letras misturadas com números.
  3. Fase pré silábica: a criança começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.

NÍVEL 2: SILÁBICO

A criança conta os pedaços sonoros, isto é, as sílabas e coloca uma letra para cada pedaço. Essa noção de cada sílaba corresponde a uma letra pode acontecer com ou sem valor sonoro convencional.

Exemplo: AO (GATO) ou GT (GATO).

NÍVEL 3: SILÁBICO ALFABÉTICO

É um momento conflitante, pis a criança precisa negar a lógica do nível anterior(silábico). É quando o valor sonoro torna-se imperioso e a criança começa a crescentar letras principalmente na primeira sílaba.

Exemplo: CAVL (CAVALO)

NÍVEL 4: ALFABÉTICO

A criança reconstroi o sistema linguistico e compreende a sua organização. Exemplo compreende que B e O são grafados BO e que L e A são grafados LA e que juntos significam BOLA.

Diante de exposto concluimos que se o Psicopedagogo possue conhecimentos e habilidades específicas, as quais o permitam dirigir e orientar com segurança as tentativas de escrita da criança. Ele saberá identificar o estágio no qual a criança se encontra, interpretará sua hipoteses, selecionará melhor as atividades e exercícos que estimulem a criança na compreensão do nível seguite ao que ela se encontra. Partindo dessa teoria poderá, de forma mais eficaz, levar a criança a confrontar suas hipóteses com as convenções e regras do sistema e conduzí-las para a escrita ortográfica.

Adaptado do texto da Profª Magna Felix Lima.

http://www.4shared.com/file/49907962/4d755d08/DIFICULDADE_DE_APRENDIZAGEM_NO.html?s=1

About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities