escola nos quais esse aluno está inserido.
Fundamentando-se na Teoria Geral de Sistemas de Bertalanffy apud Nunes o sistema é um conjunto de objetos com relações entre eles e seus atributos. Isso significa dizer que a criança é um objeto (pessoa/filho) que faz parte do conjunto de objetos(família). Cada objeto, ou seja, cada membro da família tem seus atributos, suas propriedades e características singulares que sofrem e recebem influência das relações intra-sistêmicas e inter-sistêmicas.
A teoria de sistemas foi proposta em meados de 1950 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy (ALVAREZ, 1990). Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica.
Conceito
1.O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objectivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objectivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990, p.17).
3. Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.
Baixe o estudo de caso clicando na imagem abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário