- Lapsos;
- didficuldades na expressão, da forma metafórica para referir-se a uma situação das frases incompletas;
- das incongruências;
- dos cortes;
- das reticências;
- das repetições.
3. Deter-se na fratura e observar relacionando com o acontecido anteriormente.
4. descobrir os esquemas de ações subjacentes.
Esquema de ação:discurso lúdico, verbal e corporal (cortes, omissões e alterações)
5. Buscar a repetição do esquema de ação:
Na produção do paciente, mas além disso, na relação entre produção do paciente e de sua família.
6. Interpretar a operação que forma o sintoma:
Existe certa filiação entre a operação escolhida pelo atrape da inteligência e que esta operação pode significar.(p42)
O significado do problema de aprendizagem não deve ser buscado no conteúdo do material sobre o qual se opera, mas na operação como tal.(p.43)
Referência:
FERNÁNDEZ, Alícia, A inteligência Aprisionada; Tradução Iara Rodrigues.- Porto Alegre: Artmed,1991.P131-133.
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