Apresentaremos algumas dicas de intervenção escolares para facilitar o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade).
O programa de sugestões a seguir foi retirado do livro de Rotta "Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade da editora Artmed.
Para que este programa tenha sucesso deve integrar três componentes:
- Instruções acadêmicas;
- Intervenções comportamentais e
- Modificações na sala de aula.
Os estudantes com TDAH formam um grupo heterogêneo; sendo assim, não há uma intervenção que funcionará para todos os estudantes . Assim, sugerimos que sejam feitas as modificações necessárias levando-se em conta as necessidades de cada aluno.
1. Instruções acadêmicas:
- Deixar claro quais são as expectativas do professor na realização de cada tarefa.
- Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos.
- Usara reforços visuais e audiovisuais para definir e manter essa regaras e expectativas, como calendários e cartazes.
- dar instruções e orientações de forma direta clara e curta.
- Observar se o estudante possui todos os materiais necessários para a realização da tarefa, caso contrário, deve-se ajudá-lo a conseguí-los.
- Dividir as atividades em unidades menores.Por exemplo, pedir que resolva, primeiro, as contas matemáticas e avisar quando terminar. Depois solicitar mais cinco.
- Iniciar a aula pelas atividades que requerem mais atenção, deixando para o final do turno aquelas que são mais agradáveis.
- Monitorar o tempo que falta para concluir uma tarefa.
Nos momentos de avaliação:
- Propiciar um ambiente tranquilo.
- dar mais tempo aos alunos.
- colocar um número de atividades menor por páginas
- Solicitar que a criança cheque as respostas, particularmente no subtipo impulsivo/hiperativo.
Para a leitura:
- Pedir que o estudante com TDAH que leia a história oralmente enquanto os colegas acompanham silenciosamente.
- sugerir que ilustre a história para facilitar a compreensão.
- Ressaltar as idéias fundamentais do texto antes de pedir que ele leia
- Discutir, antes da leitura, algumas questões que deverão ser respondidas com a leitura.
- Incentivar o uso de histórias gravadas em áudio ou vídeo.
- Estimular que a família tenha cópias dos livro didáticos para que ser retomados em casa.
Para a Grafia:
- Permitir que não use letra cursiva.
- ensinar a resumir anotações que sintetizem o conteúdo de uma explicação.
- Sempre que possível, não faz^-los copiar grandes textos do quadro-de-giz, dando-lhes uma fotocópia.
- Levar em consideração que escutar e escrever simultaneamente pode ser muito difícil para eles.
2. Intervenções comportamentais:
- estabelecer conseqüências razoáveis e realistas para o não cumprimento das tarefas e das regras bem combinadas anteriormente.
- Quando o aluno ficar agitado, frustrado ou atrapalhar o trabalho da classe, redirecioná-lo para outra atividade ou situação. Por exemplo, buscar um material no setor de fotocópias.
- Ignorar as transgressões leve que não forem intencionais.
- Combinar sinais discretos para chamar a atenção ou lembrar acordos.
- permitir que ele saia para dar uma volta, tomar água.
3. Modificações na sala de aula:
- Sentar o aluno perto do professor, longe de janelas e da porta e distante de colegas que o importunem.
- Achar um meio termo entre a escassa motivação visual e estímulos em excesso.
- privilegiar turmas menores.
A ajuda em casa:
Rotta sugere uma série de estratégias que podem ser usadas em casa, pelos pais:
- Mantenha uma rotina para realizar as atividades, sempre no mesmo horário e no mesmo local. (estabeleça esta rotina junto com o seu filho, assim ele será mais colaborativo na realização dos combinados).
- Faça intervalos regulares, deixando que ele vá tomar água, dê uma volta ou faça um pequeno lanche.
- Organize uma lista colocando quais as atividades ele deverá fazer.
- Evite distrair a criança com comentários desnecessários ou movimentações excessivas. Alguns estudantes apresentam muitas dificuldades para retomar a concentração.
Clique nos links abaixo e conheça mais um pouco sobre o assunto:
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