terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ensinando Crianças com TDAH


Apresentaremos algumas dicas de intervenção escolares para facilitar o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade).
O programa de sugestões a seguir foi retirado do livro de Rotta "Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade da editora Artmed.


Para que este programa tenha sucesso deve integrar três componentes:
  1. Instruções acadêmicas;
  2. Intervenções comportamentais e
  3. Modificações na sala de aula.
Os estudantes com TDAH formam um grupo heterogêneo; sendo assim, não há uma intervenção que funcionará para todos os estudantes . Assim, sugerimos que sejam feitas as modificações necessárias levando-se em conta as necessidades de cada aluno.

1. Instruções acadêmicas:
  • Deixar claro quais são as expectativas do professor na realização de cada tarefa.
  • Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos.
  • Usara reforços visuais e audiovisuais para definir e manter essa regaras e expectativas, como calendários e cartazes.
  • dar instruções e orientações de forma direta clara e curta.
  • Observar se o estudante possui todos os materiais necessários para a realização da tarefa, caso contrário, deve-se ajudá-lo a conseguí-los.
  • Dividir as atividades em unidades menores.Por exemplo, pedir que resolva, primeiro, as contas matemáticas e avisar quando terminar. Depois solicitar mais cinco.
  • Iniciar a aula pelas atividades que requerem mais atenção, deixando para o final do turno aquelas que são mais agradáveis.
  • Monitorar o tempo que falta para concluir uma tarefa.
Nos momentos de avaliação:
  • Propiciar um ambiente tranquilo.
  • dar mais tempo aos alunos.
  • colocar um número de atividades menor por páginas
  • Solicitar que a criança cheque as respostas, particularmente no subtipo impulsivo/hiperativo.
Para a leitura:
  • Pedir que o estudante com TDAH que leia a história oralmente enquanto os colegas acompanham silenciosamente.
  • sugerir que ilustre a história para facilitar a compreensão.
  • Ressaltar as idéias fundamentais do texto antes de pedir que ele leia
  • Discutir, antes da leitura, algumas questões que deverão ser respondidas com a leitura.
  • Incentivar o uso de histórias gravadas em áudio ou vídeo.
  • Estimular que a família tenha cópias dos livro didáticos para que ser retomados em casa.
Para a Grafia:
  • Permitir que não use letra cursiva.
  • ensinar a resumir anotações que sintetizem o conteúdo de uma explicação.
  • Sempre que possível, não faz^-los copiar grandes textos do quadro-de-giz, dando-lhes uma fotocópia.
  • Levar em consideração que escutar e escrever simultaneamente pode ser muito difícil para eles.
2. Intervenções comportamentais:
  • estabelecer conseqüências razoáveis e realistas para o não cumprimento das tarefas e das regras bem combinadas anteriormente.
  • Quando o aluno ficar agitado, frustrado ou atrapalhar o trabalho da classe, redirecioná-lo para outra atividade ou situação. Por exemplo, buscar um material no setor de fotocópias.
  • Ignorar as transgressões leve que não forem intencionais.
  • Combinar sinais discretos para chamar a atenção ou lembrar acordos.
  • permitir que ele saia para dar uma volta, tomar água.
3. Modificações na sala de aula:
  • Sentar o aluno perto do professor, longe de janelas e da porta e distante de colegas que o importunem.
  • Achar um meio termo entre a escassa motivação visual e estímulos em excesso.
  • privilegiar turmas menores.
A ajuda em casa:
Rotta sugere uma série de estratégias que podem ser usadas em casa, pelos pais:
  • Mantenha uma rotina para realizar as atividades, sempre no mesmo horário e no mesmo local. (estabeleça esta rotina junto com o seu filho, assim ele será mais colaborativo na realização dos combinados).
  • Faça intervalos regulares, deixando que ele vá tomar água, dê uma volta ou faça um pequeno lanche.
  • Organize uma lista colocando quais as atividades ele deverá fazer.
  • Evite distrair a criança com comentários desnecessários ou movimentações excessivas. Alguns estudantes apresentam muitas dificuldades para retomar a concentração.
Clique nos links abaixo e conheça mais um pouco sobre o assunto:


TDAHI
About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities