quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Psicomotricidade

Psicomotricidade

Psicomotricidade

É indispensável em todo o processo educativo um espaço e um tempo para a criança brincar e, assim se desenvolver, melhor se comunicar e se revelar.

No brincar a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo.

A psicomotricidade pode ser apresentada a criança como uma série de exercícios a serem cumpridos com seriedade ou como situações lúdicas, onde ela se desenvolverá como uma brincadeira, de forma prazeroza, e desenvolverá igualmente sua potencialidade psicomotora.

Sugestões de atividades lúdicas psicomotoras:

O corpo do grupo

Conceito-chave: corpo/movimento; espaço

Indicação: Crianças até 11 anos

Objetivo: Identificar as diferentes formas de relação do corpo em movimento com os espaços.

Desenvolvimento:

Pedir que os alunos deitem no chão em qualquer posição. Todos deverão estar interligados entre si por qualquer parte do corpo.
Um dos alunos deverá ser escolhido para contornar com giz os colegas. Após isso, todos deverão se levantar, afastar-se numa certa distância e ficar lado a lado atrás de uma linha riscada no chão. O professor dá o sinal e todos deverão correr, escolher um dos corpos contornados, cumprir as mensagens lançadas pelo professor:

Exemplo de mensagens:

  • ocupar o corpo de pé, em um pé só.
  • ocupar o corpo sentado; de cócoras.
  • ocupar a posição desenhada no chão.
  • ocupar o maior espaço possível do corpo escolhido.

Variante: Contornar apenas a metade da turma e realizar a atividade com toda a turma. Indicando que ninguém poderá pisar nas linhas de contorno, procurando ocupar o interior do corpo contornado.
Nesta atividade pretendemos que o aluno de uma forma lúdica, perceba e identifique as partes do corpo e as diferentes formas de relação que ele pode estabelecer com o espaço limitado. E também desenvolver a atenção do aluno que poderá ficar sem espaço para ocupar. Promover uma discussão com os alunos analisando quais as partes mais ocupadas e as partes esquecidas.

“É tarefa da Educação Física escolar, portanto, garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que eles sejam capazes de apreciá-las criticamente.”( Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física )

Brincadeiras de controle motor, atenção, memorização.

Primeira Sugestão:

Materiais Necessários: Jornais, colchonetes, um cabo de vassoura curto, argolas (como aquelas utilizadas para prender cortinas).

Preparação: A professora deve preparar uma área do pátio dispondo pedaços de folhas de jornais em fileiras e espaçados um do outro.

Desenvolvimento: As crianças iniciam a atividade descalças e dispostas em uma única fileira, com cada pé em cima de um pedaço de folha de jornal. Ao sinal de “já”, elas devem tentar chegar ao outro lado do pátio .pisando apenas nos retângulos de jornal, sem que os pés toquem nos espaços não-cobertos.

Segunda sugestão:

Preparação: A mesma do exercício anterior.

Desenvolvimento: As crianças devem iniciar o exercício com os pés e as mãos no chão, sobre quatro pedaços de jornal. Ao sinal de “já”, elas devem chegar até o final do pátio colocando os pés e as mãos sempre sobre as folhas de jornal distribuídas sobre a área.

Mais uma:

Preparação: A professora deve dispor do cabo de vassoura e colocar as argolas em uma das extremidades do pátio.

Desenvolvimento: A professora fica sentada no meio do pátio, segurando o cabo de vassoura na posição vertícal. As crianças ficam em pé, na extremidade do pátio, próximas ao local onde estão as argolas. Ao sinal de “já”, as crianças ( uma de cada vez ) devem pegar uma argola e correr, até a professora, encaixando rapidamente a argola no cabo de vassoura, e continuar correndo até chegarem do outro lado do pátio.

Sapos e garças


Faixa Etária: Mais apropriado para crianças a partir de 7 anos

Material Utilizado: Giz . Local amplo.

Objetivos:Desenvolver a observação, atenção e agilidade.

Desenvolvimento:

Desenham-se dois círculos grandes no chão, com giz.
Dentro da lagoa dispõem-se os sapos (as crianças de cócoras, pulando).
Na margem (circulo externo) dispõe-se quatro ou cinco garças, uma em cada ponta – 4 ou 5 crianças equilibrando-se em um pé só.
A sinal do orientador os sapos devem sair pulando da lagoa tentando chegar até a terra seca (depois da margem)e devem fugir das garças que tentaram pegá-los.
Se conseguirem pegá-los, estes se transformam em garça, e também deverão tentar pegar os outros sapos. No próximo sinal, deverão pular de volta.
A brincadeira termina quando todos os sapos são pegos. Então se troca de lugares.
As garças não poderão colocar os dois pés no chão, mas poderão trocar de perna.

Pontaria no Chão - Psicomotricidade unida à Matemática.

Objetivos: Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e o raciocínio indutivo a partir de movimentos.

Desenhar um círculo no chão ou utilizar um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativametne a distância. Variar jogando a bola na frente,atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.

• Pisar somente nos números pares dos círculos numerados no chão.
• Pisar somente em múltiplos de 2 , dos círculos numerados do chão.
• Pisar somente nos círculos numerados do chão, que forem o dobro do numero pronunciado pelo professor.
• Pisar somente nos círculos numerados do chão, que forem o triplo do numero pronunciado pelo professor.
• No chão deverão ser desenhados diversas figuras geométricas, a criança irá saltar de uma para a outra figura pronunciada pelo professor. Ex.: do triângulo para o retângulo.
• Pisar somente nas cores determinadas pelo professor.
• Pisar somente nas formas iguais, apresentadas desenhadas no chão.
• Brincar de cubos empilháveis um dentro do outro (do maior para o menor).
• Jogos de encaixe com figuras geométricas.
• Montar quebra-cabeças.
• Classificar objetos por cores, formas etc.


Fonte : Projetos pedagógicos

About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities