quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Campo de atuação da Psicopedagogia

Autora: Ana Michelle da R. C. Moura
Atendedo a necessidade da amiga Ana Maria do RJ, estou postando esse artigo, se você quer se aprofundar nesse tema uma ótima leitura é o livro:A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática da autora Nadia bossa.
O campo de atuação da Psicopedagogia é bem diversificado, o trabalho pode ser clínico (clinica) ou institucional (escola, empresas, hospitais).
A Psicopedagogia na instituição escolar analisa o processo de aprendizagem incluindo questões metodológicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, envolvendo a participação da família e da sociedade. Trabalha com a formação de professores numa ação preventiva e procura encontrar novas formas de tornar essa formação mais eficiente. Visa colaborar com a instituição familiar, escolar, educativa em geral ou de saúde afim de que possam cumprir seu papel transmissor e construtor do conhecimento. Busca identificar os obstáculos de desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio de técnicas específicas de análise institucional e pedagógica se propondo a estar atenta às inúmeras possibilidades de construção do conhecimento e valorizar o imenso universo de informações circundantes.

A Psicopedagogia Institucional Empresarial amplia as formas de treinamento, resgatando a visão do todas as múltiplas inteligências, trabalhando a criatividade e os diferentes caminhos para buscar saídas, desenvolvendo o imaginário, a função humanística e dos sentimentos na empresa, ao construir projetos e dialogar sobre eles.
A psicopedagogia institucional Hospitalar possibilita a aprendizagem, o lúdico e as oficinas psicopedagógicas com os internos, evitando o afastamento total da aprendizagem de pessoas que estão impossibilitadas do convívio escolar por período longo de tempo.
A Psicopedagogia clínica se refere à ação de um sujeito que trata outro sujeito, em uma relação na qual um procura conhecer o que impede o outro de aprender. Por isso implica uma temática muito complexa, esse saber exige do psicopedagogo a busca constante por muitas teorias que fundamentem a sua práxi. É importante que saiba de que modo se dá a aprendizagem, as influências afetivas e as representações inconscientes que o acompanham.
A prática clínica ocorre em um consultório com atendimento individual, grupal ou familiar ou instituições educativas e sanitárias. Segundo Bossa, 2007 p.27:
"No trabalho clínico, conceber o sujeito que aprende como um sujeito epistêmico-epistemofílico implica procedimentos diagnósticos e terapêuticos que considerem tal concepção. Por exemplo, no processo diagnóstico interessa-nos saber como e o que o sujeito pode aprender, e perceber o interjogo entre desejo de conhecer e o de ignorar. Para isso, é necessária uma leitura clínica na qual, por meio da escuta psicopedagógica, se possa decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção".

Para que se possa perceber esse interjogo, ter essa escuta diferenciada para assumir realmente uma atitude clínica é imprescindível que o psicopedagogo recorra a um conjunto de conhecimentos sobre “o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo” (BOSSA, 2007, p.27).
REFERÊCIA:
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.3ed. Porto Alegre:artmed,2007.
About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities