sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que é Dislexia?

Autora: Ana Michelle da R. C. Moura
Em salas de aulas muitas crianças apresentam dificuldades e os professores não conseguem ajudá-los por falta de conhecimento. è preciso conhecer algumas dificuldades de apredizágem e como lidar com elas. Uma dessas dificuldades é a dislexiam mas o que é dislexia.
O termo refere-se à pessoas que apresentam dificuldades de leitura, na escrita, apesar do seu nível de inteligência normal, de não apresentar disturbios sensoriais, físicos ou emocionais, ou desvantagem sócio-econômica-cultural ou institucional.
Os sintomas são dificuldades na leitura, na escrita e na compreensão do texto escrito.
A etiologia tem mostrado que na maioria das vezes a dislexia é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Tipos de disléxia:

DILEXIA FONOLÓGICA – dificuldades fundamentais residem na leitura de palavras não familiares, sílabas sem sentido ou pseudopalavras. Dificuldades em tarefas fonológicas e consciência fonológica.
DISLEXIA LEXICA – Os disléxicos lêem lentamente, vacilando e errando com freqüência.
DISLEXIA MISTA – problemas para operar de forma fonológica e de forma léxica.

Características :
Na educação Infantil (0 a 6 anos)
  • Lentidão no desenvolvimento da fala e linguagem expressiva.
  • Problemas fonológicos(dividir uma palavra em pedaços ou brincar com rimas).
  • Dificuldades em reconhecer letras e evocar palavras

No período escolar:

  • Menor desempenho em atividades fonológicas.
  • Déficits em nomeação rápida.
  • Dificuldade em ler e escrever.
  • Memória verbal de curto prazo deficiente.
  • Dificuldade em seqüências comuns (calendário, dias da semana).
  • Dificuldade em língua estrangeira.
  • Resolver problemas matemáticos.

Na fase adulta:

  • Tendência de leitura lenta.
  • Dificuldade em ortografia e produção de texto.
  • Dificuldade em língua estrangeira.

O diagnóstico da dislexia se dá pela exclusão, podendo o disléxico chegar avida adulta sem diagnosticar ao transtorno.
Referência:

Rotta, NT, Ohlweiler, L, Riesgo, RS. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica emultidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.165 a 180.

About The Author
Bie, that's my name. Im just an ordinary blogger.Ea eam labores imperdiet, apeirian democritum ei nam, doming neglegentur ad vis. Ne malorum ceteros feugait quo, ius ea liber offendit placerat, est habemus aliquyam legendos id. Eam no corpora maluisset definitiones.
Share This

0 comentários:

Postar um comentário

Super Interessante!!!

2leep.com
 

Psicopedagogi@ Educação Copyright © 2009 Fashionzine is Designed by Ipietoon for Bie Blogger Template
In Collaboration With Teen Celebrities